Tania Sandem Doceria Ltda. ME.

Notícias


Padarias Artesanais 14/02/2014

O tradicional pãozinho ganhou cara nova em algumas padarias artesanais de luxo de São Paulo (SP), as chamadas "boulangeries". Variedades com nozes, cereais e frutas secas, como figo e damasco, começam a conquistar o paladar dos consumidores.

Devido à sofisticação nas receitas – os pães são produzidos com ingredientes orgânicos e fermentação natural – estes produtos começaram a ser chamados de pães gourmet. 

Há empresas que investem até R$ 2 milhões para entrar nesse mercado, caso da Marie-Madeleine. A padaria abriu a primeira unidade em 2010, já recuperou o investimento e, agora, inicia o processo de abertura de novas lojas. 

Na padaria Marie-Madeleine, todos os pães são feitos com fermentação natural. Esse fermento é produzido pelo próprio padeiro com água e farinha. Bactérias e fungos presentes no ar são os responsáveis por fazer o pão crescer. Todos os dias, o fermento precisa ser alimentado com mais farinha e água.

Segundo a proprietária, Izabel Pereira, 39, alguns pães precisam de 14 horas para ser preparados com este método. "Numa padaria tradicional, que usa fermento químico ou biológico, o pão fica pronto em três a quatro horas."

Como resultado da fermentação natural, a empresária diz que o pão fica com uma massa mais crocante e com o miolo macio, além de ser mais saudável. "O fermento químico pode continuar em fermentação ainda no estômago da pessoa, causando desconforto", afirma.

A padaria produz 25 tipos de pães, e o carro-chefe é a baguete. Por mês são vendidas 25 mil unidades do produto. O faturamento não foi divulgado.

Este segmento vem ganhando muita importância, principalmente nos grandes centros. As padarias de luxo aparecem como tendência de negócio para os próximos anos, de acordo com o presidente do Sampapão (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo), Antero José Pereira.

"Estes estabelecimentos preferem a fermentação natural dos pães, e os produzem com ingredientes orgânicos. O consumo destes produtos tem crescido bastante, principalmente nas classes A e B", diz.

Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/22/padarias-de-luxo-usam-apelo-organico-para-at

Tania Sandem Doceria Ltda. ME.
©2018 Tania Sandem Doceria Ltda. ME. |
Rua Dona Francisca, 2566 - Saguaçú |
Joinville/SC | 89221-008 | Brasil
(47) 3025-4117
Logomarca TWC Comunicação